terça-feira, 6 de julho de 2010

DUVIDAS




Gostaria de saber uma coisa? Você é um ser religioso, com uma espiritualidade apurada, ou tem uma religiosidade aflorada graças a sua religião? Ou melhor, é espiritualizado e encontrou isso na religião, que o tornou um ser religioso.
O mínimo que podemos fazer por nós mesmos é saber diferenciar uma coisa da outra. Pois vejo cada vez mais as pessoas entrando num balaio de gato e profetizando isso e aquilo, sem ao menos ter um pingo de idéia do que estão dizendo. Digo isso mediante ao grande numero de emails que recebo de amigos do blog, me questionando e explanando em seus pontos de vista. Penso que o norte a ser seguido é saber o que é espiritualidade, religiosidade e religião. Trocando idéias com o meu amigo Nicolas Fronza que tive o prazer de conhecê-lo aqui, através do blog e que o mesmo me apresentou o trabalho de Alírio de Cerqueira Filho, Médico e Biólogo com habilitação em ecologia, Pós-graduado em Medicina Homeopática, Psicologia e Psicoterapia Transpessoal. Alem de terapia Regressiva a Vivências Passadas. É que encontrei a mais lúcida explicação e livre de dogmas religiosos, a diferença entre estas três palavrinhas que causa tanta confusão.
E já que estamos numa casa onde só tem amigos (blog) me sinto a vontade em dividir com todos o prazer desta leitura ofertada pelo Alírio, pois acredito numa troca ordenada e coerente de conhecimentos, onde um soma com o outro e assim nos tornamos um elo de uma corrente onde todos são partes um dos outros e responsáveis pelo equilíbrio do todo.
“Espiritualidade: segundo o paradigma transpessoal, somos seres espirituais e temos transitoriamente um corpo físico. Somos, portanto, muito mais que os nossos corpos físicos. As modernas pesquisas com as ciências naturais como a física e a biologia tem demonstrado que o corpo físico é apenas um reflexo do espírito. A espiritualidade, portanto, é algo inerente ao ser humano. Todos nós buscamos a nossa própria espiritualidade. O vazio existencial em que a civilização ocidental se encontra imersa hoje vem exatamente do distanciamento da própria espiritualidade ao qual ela foi lançada pelo paradigma materialista. Espiritualidade, portanto significa a busca da própria essência interior, fato que se constitui uma necessidade de todo o ser humano.”
“Religiosidade: A palavra religiosidade origina-se do latim religare, ato de ligar alguma coisa a algo ao qual já foi ligada. A religiosidade é o ato que leva a criatura a se religar ao seu Criador. É uma conseqüência da espiritualidade, pois, na medida em que ocorre o encontro consigo mesmo em essência, com a sua essência divina, o ser humano sente a necessidade de se ligar a Deus, fonte da vida. é também um sentimento inato de todo o ser humano, pois existe em todas as culturas, em todos os povos. Por mais que o paradigma materialista tente sufocar esse sentimento no ser humano, ele esta sempre buscando religar-se a Deus. A religiosidade pode ou não fazer com que a pessoa busque uma religião. Existem pessoas que são avessas a uma religião formal, apesar de cultivarem a espiritualidade e a religiosidade. A verdadeira ciência tem o papel de oferecer subsídios aos seres humanos para que ampliem a sua visão de espiritualidade e de religiosidade, para que se libertem do fanatismo, da superstição e do pensamento mágico, que ainda subsistem em muitas religiões. Na medida em que a ciência torna clara e lógica todas as questões referentes ao Espírito no seu processo de ser um ser em evolução e a Deus como sendo uma Grande Energia Criadora que organiza e comanda o universo, ela cumpre o seu papel de proporcionar ao ser humano a religiosidade, fazendo com que ele se religue ao seu criador, resgatando-o do materialismo que o desligou dele, é também um grande compromisso da Psicologia Transpessoal.”
“Religião: a religião é o ato de formalizar, através de um conjunto de praticas, a busca de uma ligação com algo transcendente. As religiões deveriam cumprir um papel de desenvolver no ser humano a espiritualidade e religiosidade; nem todas, porém, cumprem esse propósito. A grande maioria das religiões ainda está presa a dogmas, ao fanatismo, a superstições, ao pensamento mágico que faz com que o ser humano se afaste da própria essência e do Deus cósmico, Energia Criadora do Universo. Muitas religiões, inclusive, são regidas pelo próprio paradigma materialista, em nome do qual, criam-se guerras “santas”, morte e destruição de pessoas e ideais. Por isso muitas pessoas, dentre as quais muitos cientistas, se afastam delas. Por verem nela um cerceamento da liberdade de discernir do ser humano. No entanto, as verdadeiras religiões têm em sua essência a idéia real da espiritualidade e religiosidade, que constitui o ponto de união entre elas. O grande papel da ciência é oferecer à religião subsídios para que se estreite mais esse ideal de espiritualidade e religiosidade, de modo que se dissipe a grande fragmentação a que se lançaram as centenas de religiões existentes hoje no mundo. Apesar de não ter nenhum vinculo com qualquer religião, ao fortalecer os sentimentos de espiritualidade e religiosidade, a Psicologia Transpessoal pode se tornar um grande auxiliar das religiões sérias que buscam esse ideal.”
Espero que este trecho do livro, A arte da Competência Essencial, da Totalidade Editora, escrito por Alírio de Cerqueira Filho. Tenha ajudado a esclarecer estes pontos tão difusos em nossa vida, assim nos ajudando a procurar de forma ordenada, aquilo que melhor cabe em nosso caminhar.

GUTO CORSO

2 comentários: